A sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) ganhou mais 1,2 mil metros quadrados, no terceiro piso. A inauguração dos novos espaços, que levam o nome de quatro pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Maringá, foi realizada na última quinta-feira (dia 22) durante evento que reuniu deputados, secretários de Estado e municipais, o prefeito Silvio Barros, vereadores, presidentes de sindicatos e de associações de classe, juízes, delegados, empresários, entre outras lideranças políticas, empresariais e do sistema Judiciário.
A área que foi inaugurada tornou-se necessária para ampliar a capacidade de atendimento às mais de 4,3 mil empresas associadas e para as entidades que estão sediadas na ACIM. Construir a sede própria era uma das metas da gestão do presidente Adilson Emir Santos, mas com a carência de terrenos na região central de Maringá, que facilitaria o acesso das empresas à ACIM, a atual diretoria decidiu reestruturar o prédio.
O primeiro a discursar no evento foi Adilson Emir Santos que destacou: “marcamos hoje um fato solene na história da ACIM e, por que não dizer, na história de Maringá. Sinto-me imensamente feliz por inaugurar este espaço e dotar a ACIM de uma sede funcional, moderna e que terá vida útil de muitos anos”. Ele dividiu a conquista com os vice-presidentes do Conselho de Administração, com os membros do conselho superior, ACIM Mulher, Copejem, Conselho do Comércio e ex-presidentes.
E continuou: “estamos homenageando quatro personalidades que são extremamente queridas pela ACIM e por toda a comunidade maringaense”. Sobre Anníbal Biachini da Rocha, único a não ser homenageado em vida e que emprestou seu nome ao jardim, Emir Santos destacou que “ele era um exemplo de pessoa, dignidade, de caráter público e de vida política. E deixou um legado de respeito e amor à Maringá e à natureza”.
Sobre Jefferson Nogaroli, que deu o nome ao espaço gourmet, o presidente da ACIM declarou que ele “é um mentor de vários de nós, empresários maringaenses. Esta homenagem é devida porque ele mudou a cara e a história da ACIM e empreendeu uma série de mudanças estruturais e de conceitos, que fizeram com que a Associação Comercial se tornasse uma agência de desenvolvimento na cidade”. O terceiro homenageado foi Darci Piana, que deu nome à sala do conselho superior. “A história de Piana é de vitórias. Sua gestão à frente da Fecomércio e do Sistema Sesc e Senac tem sido marcada pela eficiência e pela credibilidade. Sua luta em defesa do comércio é reconhecida em todo o Brasil e por nós, em Maringá”. Já o auditório leva o nome do desembargador Miguel Kfouri Neto, que, segundo Emir Santos, é “um reconhecimento da classe empresarial de Maringá à sua atuação como homem de público do direito, cidadão exemplar, maringaense de coração e soldado devotado guardião da Justiça e do Direito”.
Na cerimônia, o segundo a fazer o uso da palavra foi o deputado Enio Verri, que registrou: “quero registrar meu reconhecimento sobre a importância da ACIM, que é um modelo para o Estado e para o país e tem o incrível papel de desenvolvimento regional”. Já o deputado Luiz Nishimori destacou que “é com orgulho que participo desta revitalização”. O também deputado Edmar Arruda destacou a importância de todos os homenageados, “em especial de Jefferson Nogaroli, que representa o exemplo de como uma associação comercial deve agir”. Arruda foi vice-presidente da ACIM durante a gestão de Nogaroli.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, ressaltou que tem “o privilégio de ter Adilson como vice-presidente na Faciap” e parabenizou a diretoria da ACIM pelo trabalho que tem feito em Maringá.
O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros do Paraná, afirmou “vocês, diretores da ACIM, estão enchendo de orgulho a cidade de Maringá”. Já o secretário de Relações com a Comunidade do Paraná, Wilson Quinteiro, declarou que “a ACIM é mais do que uma entidade classista. Ela tem contribuído para a gestão pública, tem participado do desenvolvimento urbanístico, empresarial e social”.
Os homenageados também discursaram. Nogaroli, o primeiro deles a fazer uso da palavra, declarou que “teve vários cargos, mas o que mais me desafiou e trouxe benefícios foi ser presidente da ACIM. Por melhor que sejam estas instalações, elas nunca estarão à altura da nossa diretoria. São quase 300 pessoas que integram os conselhos da ACIM”. Darci Piana agradeceu a homenagem. “É um presente de aniversário, porque vou fazer 69 anos daqui dois dias”, destacou. Miguel Kfouri Neto também agradeceu a homenagem “que vai ficar marcada no meu coração. Passar a fazer parte desta entidade é muito mais do que poderia imaginar”.
Penúltimo a discursar o prefeito Silvio Barros destacou o trabalho da ACIM e elogiou as novas instalações. E o Secretário da Casa Civil, Durval Amaral, que representou o governador Beto Richa, destacou o papel da ACIM e lembrou que o Paraná foi o quarto estado brasileiro que mais gerou empregos. “Esta não é uma conquista do governo, mas dos empresários”.
Na sequência foram entregues as estatuetas do Colono do café, que representa a marca do nascimento da cidade e foi desenvolvida pelo artista plástico Zanzal Mattar, aos homenageados da noite, sendo que Júlio Azevedo da Rocha Bianchini recebeu a homenagem em nome do pai, Aníbal. Também receberam a estatueta o prefeito Silvio Barros, o presidente da Faciap e Durval Amaral.
Após a benção ecumênica do arcebispo da Região Metropolitana de Maringá, Anuar Battisti, e do presidente da Ordem dos Pastores de Maringá, Nilton Tuller, foram descerradas as placas dos novos espaços por autoridades e pelos homenageados.
As várias sedes da ACIM
Desde sua fundação, em 1953, a ACIM teve várias “casas”. A primeira foi o Edifício João Tenório Cavalcante, nas esquinas das avenidas Duque de Caxias e XV de Novembro. Depois foi o Edifício Amazonas, entre as avenidas Paraná e Brasil. A terceira sede ficava entre o Banco do Brasil e o Banco Noroeste e a quarta, na avenida XV de Novembro.
Durante a gestão de Manoel Mário de Araújo Pismel, em 1965, foi construída a sede própria na rua Neo Alves Martins, num terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Essa sede foi reconstruída na gestão de Raymundo do Prado Vermelho, onde a ACIM permaneceu até 2002, quando se mudou para o atual prédio na rua Basílio Sautchuck, durante a gestão de Jefferson Nogaroli. E em junho de 2009, durante a primeira gestão de Adilson Emir Santos, a ACIM inaugurou a Galeria dos Presidentes e as novas instalações do Centro de Treinamento e Desenvolvimento.
Momento do descerramento da placa da Sala Darci Piana.
Inauguração Espaço Anníbal Bianchini da Rocha.
Inauguração do Auditório Desembargador Dr. Miguel Kfouri Neto.