O programa ACIM Recicla Comércio será retomado na próxima semana.
A intenção é que em três meses 200 empresas estejam cadastradas e duas toneladas de resíduos recicláveis sejam coletadas na avenida Brasil.
O projeto é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).
A coleta será feita por catadores da Cooperativa Coopervidros.
O material será encaminhado para a cooperativa, que fará a classificação e encaminhará para o processo final da reciclagem.
De acordo com o biólogo responsável pelo projeto e vice-presidente da ACIM para assuntos do meio ambiente, Wagner Severiano, a adesão e participação no programa não tem custo, já que o foco é a responsabilidade socioambiental.
O programa teve início de forma piloto em 2008, quando passaram a ser coletados os resíduos das lojas localizadas na avenida Brasil, entre a Praça José Bonifácio e a avenida Paraná.
Agora o programa será retomado e inicialmente a coleta será feita nos estabelecimentos comerciais situados na avenida Brasil entre a avenida Paraná e a rua Basílio Sautchuck.
“Estamos entrando em contato com os comerciantes para explicar a importância do programa e oferecendo uma alternativa para que ele possa reciclar”, explica.
Depois de aderir, o empresário escolhe o melhor dia e horário para a coleta do material.
Quem quiser participar do programa deve entrar em contato pelo telefone (44) 3025-9595.
Consultoria ambiental
Os empresários também contam com a parceria da ACIM em serviços ambientais e na consultoria para projetos na área ambiental para a gestão urbana, rural e pública.
Para viabilizar o serviço, foi firmado um contrato com a empresa Ecoalternativa, especializada em assessoria ambiental.
Os associados têm descontos de até 30% nos serviços da empresa.
Além de contar com apoio para se adequar à legislação, os empresários poderão desenvolver projetos alternativos, segundo Severiano.
“Em um posto de gasolina, por exemplo, é possível fazer um projeto de reuso de água para economia no lava-jato. Para isso, a empresa não precisa ser notificada por órgãos como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apenas realizar a melhoria”, explica.
As empresas também podem implantar um plano de gerenciamento de resíduos.
Uma das vantagens é que fazendo o gerenciamento, a coleta volta a ser feita pela prefeitura, em vez de ser terceirizada e custeada pela empresa.
Quem implantar o plano recebe um selo verde da Ecoalternativa, atestando a qualidade do gerenciamento e o respeito ao meio ambiente.
“Estamos divulgando o serviço e as empresas estão demonstrando interesse”, diz Severiano, que acrescenta que os empresários encontram na ACIM suporte técnico para se adequar à legislação e obter educação ambiental.
Os empresários interessados devem ligar para o telefone 0800600-9595 ou enviar e-mail para o acimambiental@acim.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Textual ComunicaçãoData: 20/01/2011