Maringá será a primeira cidade do interior a ganhar uma Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças. O assunto foi discutido numa reunião realizada na última terça-feira (dia 7) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), onde estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Rodrigo Larson Carstens, o prefeito Silvio Barros, o comandante da 4a Companhia da Polícia Rodoviária, Ademar Paschoal, o presidente da ACIM, Adilson Emir Santos, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), Antonio Tadeu Rodrigues, entre outras autoridades. A escola de formação será instalada na Escola Estadual Maria Balani Planas, localizada na rua Professor Giampero Monacci, 600 – jardim Novo Horizonte.
Segundo Adilson Emir Santos, da ACIM, “esta escola vai fazer muita diferença para Maringá”. Para Antônio Tadeu Rodrigues, a criação da escola de formação em Maringá é um momento histórico, almejado pela corporação policial desde a criação do 4º Batalhão da Polícia Militar em Maringá, na década de 1960.
Já o comandante geral da PM, coronel Rodrigo, ressaltou que “a escola permitirá a formação e aperfeiçoamento de praças e o aprimoramento do trabalho dos bombeiros. De 180 a 200 policiais militares participarão dos cursos de formação e aperfeiçoamento e estarão circulando em Maringá. A cidade ganhará equipamentos e viaturas, corpo diretivo e corpo docente e não haverá mais a necessidade do deslocamento dos policiais para a capital para participar de cursos de aperfeiçoamento”. Segundo ele, a minuta do decreto de cessão do prédio da Secretaria de Educação para a Secretaria de Segurança Pública está aguardando a assinatura na Casa Civil.
Está sendo feito o levantamento de quanto custará a obra de adaptação do prédio que receberá a escola de formação de policiais e o prefeito Silvio Barros se comprometeu a ser parceiro na reforma do prédio. “A prefeitura vai responder a altura do governador Orlando Pessuti. A sociedade se sente reconhecida pelo esforço que fez na área de segurança com a ‘filial’ da escola de formação”.
Data: 09/12/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário