segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Inscrições para concurso de decoração de Natal estão abertas; Natal Ingá é lançado



A programação do Natal Ingá deste ano, em Maringá, inclui a iluminação da Catedral Basílica, chegada do Papai Noel, apresentação de corais e concurso de decoração. A apresentação dos detalhes da programação e o lançamento do Natal Ingá foram realizados no dia 17/10, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Após a apresentação do grupo Arautos do Evangelho, o presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, deu as boas-vindas aos participantes do evento, incluindo representantes das entidades participantes do Natal, empresários e imprensa. “O Natal é um momento especial, porque é o nascimento de Jesus. E para o comércio este período também é de aumento nas vendas, de geração de emprego e renda. A estimativa é que sejam gerados em Maringá 1,3 mil postos de trabalho temporários no final do ano”. Barbosa também falou que o objetivo do Natal Ingá é tornar o Natal de Maringá um dos melhores do sul do Brasil, atraindo turistas e consumidores.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar), Rubens Abraão, também destacou a importância do período natalino para o incremento nas vendas, “mas o mais importante é o clima entre a população. É um clima mágico, de alegria”.

Já o prefeito Silvio Barros fez questão de agradecer os parceiros do Natal, em especial a ACIM e o Sivamar. “Foi aqui na Associação Comercial que surgiu a ideia da parceria para tornar o Natal uma atividade da cidade e não apenas de uma entidade ou da prefeitura. Fico feliz em terminar este ciclo com a criação do Instituto Cultural Ingá, que fará a coordenação deste processo, de forma permanente”. O prefeito se comprometeu, como cidadão, a decorar a vitrine de uma loja em frente ao Parque do Ingá, junto com os filhos.  “Não vai ser a vitrine mais fantástica da cidade, mas queremos colaborar e valorizar o trabalho do ACIM Mulher e do Sivamar, que são os realizadores do concurso de decoração de Natal, e quem sabe incentivar outras pessoas a fazer o mesmo”.

O presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), Orlando Chiqueto, explicou que o instituto nasceu da “união de diversas entidades para potencializar a captação de recursos humanos, financeiros, intelectuais e organização de uma agenda comum para o Natal Ingá, evitando a concorrência entre os eventos da cidade. O objetivo do instituto é que a cultura seja um potencializador da nossa economia”. Ele ressaltou ainda que apesar do ICI ter surgido em função do Natal Ingá, este não é o único projeto cultural administrado pela entidade.

Chiqueto destacou ainda que o ICI manterá os projetos que foram bem sucedidos no Natal e que neste ano estão previstos a nova decoração nova da Catedral Basílica, uma vasta programação religiosa, iluminação decorativa em toda a cidade, apresentações teatrais e de corais em diversos pontos, decoração do comércio e casas, chegada do Papai Noel e Vila do Papai Noel. A programação será atualizada diariamente e estará disponível em www.natalinga.com.br.

O Papai Noel chegará à cidade no dia 6 de dezembro. Na mesma data será acionada a iluminação do projeto um Shopping a Céu Aberto e começará a funcionar a Vila do Papai Noel. 

Vila do Papai Noel

A Vila do Papai Noel, que será instalada novamente na praça Napoleão Moreira da Silva, terá este ano uma proposta sustentável. Uma árvore de natal e enfeites serão feitos com garrafas PET. Os detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) estão contribuindo com a confecção de materiais para a decoração da vila.

Durante o lançamento do Natal Ingá foi apresentado ainda o Concurso de Decoração de Natal, organizado pelo ACIM Mulher e Sivamar. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente, até 2 de dezembro, em cinco categorias de decoração: vitrines (para lojas de rua e de shoppings); de prédios comerciais; externa e interna de shoppings centers; externa de edifícios residenciais; e externa de residências. O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um i-Pad e troféu. O julgamento será entre 3 e 5 de dezembro, com avaliação da criatividade, originalidade, harmonia e iluminação. A cerimônia de premiação será em 7 de dezembro, na sede da ACIM. O concurso tem apoio do Sicoob, ICI, prefeitura e TCCC.

A exemplo do ano passado, para que as pessoas conheçam os ganhadores do concurso, será disponibilizada a Linha Natal, onde um ônibus da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) fará um city tour à noite, percorrendo os estabelecimentos e residências decorados. O regulamento do concurso está disponível no www.acim.com.br/natal2012

Iluminação e comércio

Nesta semana terá início o trabalho de instalação de iluminação em mangueiras recicláveis nas árvores de praças, ruas e avenidas. Serão duas mil árvores iluminadas na região central e bairros de Maringá por meio do projeto Um Shopping a Céu Aberto, que é uma realização conjunta da ACIM e Sivamar.

E em dezembro, o comércio funciona em horário especial. A partir do dia 10, até 21 de dezembro, as lojas varejistas abrirão até as 22 horas. E nos quatro primeiros sábados de dezembro, dias 1, 8, 15 e 22, o comércio de rua funcionará até as 18 horas.


Fonte: Assessoria de Imprensa/Textual Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário